quarta-feira, 31 de maio de 2017

NASF INOVA E CRIA UM AMBIENTE AGRADÁVEL E INFORMATIVO NA SALA DE ESPERA PARA ATENDIMENTO COM O PSIQUIATRA

Dr. Severino e Dr. Antonio Fortes com os profissionais do NASF durante a otimização da sala de espera no NASF


Os Profissionais do NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família  em parceria com outros profissionais da SEMUS - Secretaria Municipal de Saúde  inovam e  modernizam a sala de espera pelo Atendimento do Psiquiatra Dr.  Antonio Forte que acontece a cada quinzena na Sede do NASF na Rua Santa Luzia s/n ( atrás da BRANCA CONFECÇÕES).
Com um tema bastante interessante para todos os usuários que ali estavam presente "AUTO CUIDADO DE PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS E DEPENDÊNCIAS QUÍMICA Vários Profissionais fizeram palestras  preventiva e informativa a respeito do tema, respondendo a questionamentos surgidos durante as palestras tornaram a espera que geralmente é cercada de ansiedade pelo atendimento um momento de se informarem e atualizarem sobre como cuidar e se cuidar.
O autocuidado é um conceito abrangente relacionado com as ações que as pessoas realizam individualmente com o objetivo de preservar a saúde e/ou prevenir a doença. Por ser um conceito abrangente, há outros que se relacionam e que, embora não tendo o mesmo significado, são muitas vezes abordados com o mesmo sentido. Da literatura consultada, constatou-se que termos como autogestão, automonitorização, gestão de sintomas e autoeficácia são referenciados em vários estudos, nomeadamente quando se pretende identificar a forma como a pessoa vive/gera sua saúde ou sua doença. Dentre todos os conceitos identificados, apenas uma característica é comum a todos eles - a autoconsciencialização. Essa característica se refere à aprendizagem efetuada, nomeadamente, pelas pessoas portadoras de doença crônica e dirigida ao desenvolvimento da consciencialização dos sintomas impercetíveis. A identificação das necessidades das pessoas portadoras de doença crônica passa, claramente, pela compreensão dos conceitos, das diferenças e das semelhanças desses conceitos - o autocuidado, a autogestão, a automonitorização e a gestão de sintomas.
O autocuidado é a chave dos cuidados de saúde e é visto como uma orientação subjacente à atividade do enfermeiro e que a distingue de outras disciplinas. Pode-se afirmar que por meio das ações de autocuidado são implementadas intervenções de promoção da saúde orientadas para a prática de cuidados de enfermagem ao longo de um continuum, desde os cuidados de saúde primários, passando pelos serviços de internamento, unidades de internamento de longa duração e serviços de reabilitação. Essas intervenções visam informar as pessoas sobre a sua condição e tratamento e formá-las acerca da automonitorização, perceção e identificação de mudanças na funcionalidade, avaliar a severidade dessas mudanças e as opções para gerir essas mudanças, bem como selecionar e desempenhar ações apropriadas.
O autocuidado é considerado um componente integral da gestão das doenças crônicas e da preservação de um nível aceitável de funcionalidade. Permite à pessoa observar-se, reconhecer sintomas, determinar a agressividade da sintomatologia e escolher estratégias apropriadas para debelar esses sintomas, minimizando-os e maximizando a saúde.
Assim, o autocuidado integra a capacidade de cuidar de si próprio, mas também o desempenho de atividades indispensáveis para alcançar, manter ou promover uma saúde ótima.
Uma inovação que tem agradado a todos que tem frequentado o NASF e tem  sido satisfatório  a equipe envolvida .
Dr Antonio Forte PSIQUIATRA , Francisca Noleto PSICÓLOGA ,Catarina FARMACÊUTICA, Lícia FONOAUDIÓLOGA e clínica geral com o suporte do Dr Severino, Médico da UBS da Varzinha
    






segunda-feira, 29 de maio de 2017

UBS – FULGÊNCIO COSMO DA SILVA PROMOVE EVENTO COMEMORATIVO AO DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA DE SAÚDE DA MULHER E DIA MUNDIAL DE COMBATE A MORTALIDADE MATERNA


A UBS Fulgêncio Cosmo da Silva em Comemoração ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Mundial de Combate a Mortalidade Materna realiza importante palestra com os usuários da UBS e demais moradores da região pois a data a data marca duas lutas para a saúde feminina, o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.
As mulheres já são maioria no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, elas representam 51 % da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida delas, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter os exames preventivos sempre em dia. Saiba quais são eles na matéria do Blog da Saúde (http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34632-saude-da-mulher-exames-preventivos)
Bethania Camargo Secretária Municipal de Saúde comenta a importância de melhorar a assistência para as mulheres em todas as fases da vida, especialmente na gravidez e no puerpério, para reduzir ainda mais a taxa de mortalidade materna. “O trabalho em rede, unindo a atenção básica aos hospitais, com o retorno da mulher no puerpério é fundamental. É preciso acolhê-las com segurança e apoio”, destaca.
A morte materna é o óbito de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela. Não é considerada morte materna a que é provocada por fatores acidentais ou incidentais. Hipertensão, hemorragia, as infecções puerperais, as doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto e puerpério e o aborto são as cinco principais causas de morte materna.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil e mais dez países latino-americanos conquistaram avanços significativos na redução de mortes relacionadas à gravidez ou parto de 1990 a 2013. Mundialmente, taxas também estão em queda, embora doenças crônicas e outras condições médicas pré-existentes ainda sejam um problema grave. O Brasil reduziu sua taxa de mortes maternas em 43% desde a década de 90.
Entre os programas instituídos pelo Ministério da Saúde para melhor a atenção durante a gestação está a Rede Cegonha. O programa tem o objetivo de proporcionar saúde, qualidade de vida e bem estar às mulheres durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida, além de reduzir a mortalidade materna e infantil e garantir os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes. A proposta qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério. Atualmente a Rede Cegonha desenvolve ações em 5.488 municípios, alcançando 2,6 milhões de gestantes.
A Caderneta da Gestante também é um instrumento fundamental para o cuidado. Nela devem estar registradas as informações de acompanhamento da gestação e deve ser parte essencial do processo de trabalho dos profissionais de saúde, sendo utilizada em todas as consultas do pré-natal. As informações inseridas na caderneta podem apoiar o diálogo entre a equipe de saúde e a gestante na preparação para o parto e a amamentação.

O Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde que ocorreu em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, ocasião em que a morte materna apareceu com toda a sua magnitude. A partir dessa data, o tema ganhou maior interesse e no V Encontro Internacional Mulher e Saúde, realizado em São José da Costa Rica, a RSMLAC propôs que a cada ano, no dia 28 de maio, uma temática nortearia ações políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.

Em 1988 teve início a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos - RMMDR e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe – RSMLAC. Ao longo dos anos diferentes ações têm sido realizadas para motivar diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública para esta séria questão.

 









sexta-feira, 26 de maio de 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE NA RETA FINAL DA 19ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

A 19ª Campanhas Nacional de Vacinação contra a Influenza para o ano de 2017 chega está em reta final. Que tem com seu objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causada pelo da influenza, na população alvo para a VACINAÇÃO. Essa campanha está sendo realizada desde o dia 17 de Abril com definições de grupo prioritários para receber a vacina.GRUPOS PRIORITÁRIOS : Gestastes; Puérperas; trabalhadores de saúde; Povos Indígenas; Indivíduos com 60 anos ou mas de idade ;pessoas portadoras de doenças cronicas; crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
    A vacinação deste grupo estão sendo realizadas em todos os postos de saúde. A Enfermeira e coordenadora da Imunização Jacyslany carvalho termina sua fala onde diz que "Prevenir é um ato de AMOR” Ame-se vacine-se ...

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).
 















terça-feira, 23 de maio de 2017

Secretaria Municipal de Saúde e o Programa SAÚDE NA ESCOLA



O Programa Saúde na Escola, foi instituído no ano de 2007 e surgiu como uma política intersetorial entre o Ministério da Saúde e Educação, com a finalidade de prestar atenção integral à saúde de todos aqueles inseridos na rede básica de ensino junto à Estratégia Saúde da Família (ESF), promovendo a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecendo a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.
A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.
O município de Paraibano-MA aderiu ao Programa Saúde na Escola e vem desenvolvendo ações de promoção a saúde e prevenção de doenças nas escolas como a campanha que estar sendo realizada nesse mês de Maio, “CAMPANHA NACIONAL DE HANSENÍASE, VERMINOSES, TRACOMA E ESQUISTOSSOMOSE”, que abrangeu escolas públicas de ensino fundamental municipais, tendo como público alvo estudantes de 05 a 14 anos, os mesmos receberam um informativo aos pais explicando a campanha e uma ficha de autoimagem, que foram utilizadas para triagem de casos suspeitos de hanseníase, assim como realização de palestras educativas sobre hanseníase, verminose e tracoma. No momento da ação os escolares receberam o tratamento quimioprofilático  para verminose, com o objetivo de reduzir a carga parasitária de geo-helmintos, onde foi administrados com a autorização dos pais um comprimido de albendazol de 400mg.
Escolas incluídas na ação:
UNIDADE ESCOLAR DARCY FURTADO                                                                               
UNIDADE ESCOLAR ZÉLIA MARIA DA CRUZ
UNIDADE ESCOLAR PADRE CONSTANTINO VIEIRA-POÇO VERDE
UNIDADE ESCOLAR JOÃO PARAIBANO
COMPLEXO EDUCACIONAL ANTONIO DE BRITO LIRA
UNIDADE ESCOLAR PADRE DANTE GREGGIO
UNIDADE ESCOLAR MARIA MADALENA COELHO FERNANDES
UNIDADE ESCOLAR RAIMUNDO FERNANDES
UNIDADE ESCOLAR DESEMBARGADOR SARNEY COSTA
UNIDADE ESCOLAR HENRIQUE DIAS
UNIDADE ESCOLAR JANUÁRIO DIAS CARVALHO
UNIDADE ESCOLAR OS AMIGUINHOS
UNIDADE ESCOLAR ADONIAS LACERDA

O Programa Saúde na Escola é coordenado pela enfermeira Missgleice Antônia Silva.

A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: 
como esses serviços estão se relacionando? 
Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? 
 Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços? 

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós! 
entenda detalhado o Programa SAÚDE NA ESCOLA  visitando sua página oficial .










quarta-feira, 17 de maio de 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE PRESTA HOMENAGEM AS MÃES



 A Secretaria Municipal de Saúde de Paraibano, em comemoração ao dia das mães presenteia todas as mães servidoras da SEMUS com uma lembrancinha em comemoração a todas essas mulheres que batalham para garantir uma saúde de qualidade a todos de Paraibano.
A Secretária de Saúde Bethânia Camargo informou ao Blog que a intenção é demostrar  todo carinho e o respeito que temos pelas mães servidoras da Secretaria Municipal de Sáude  que sempre colaboram com as nossas atividades. “Nesse momento de comemoração, tivemos a oportunidade reconhecer todas as qualidades das mães, que as fazem seres especiais. Elas têm um amor incondicional que conseguem criar um espírito de paz e união no ambiente de trabalho”, afirma. 

Mãe, amor sincero sem exagero.
Maior que o teu amor, só o amor de Deus...
És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
Teus filhos, mais que frutos, são parte de você...

És capaz de doar a própria vida para salva-los.
E muito não te valorizam...
Quando crescem, de te esquecem.
São poucos, os que reconhecem...

Mas, Deus nunca lhe esquecerá. 
E abençoará tudo que fizerdes aos seus...
Peço ao Pai Criador que abençoe você.
Um filho precisa ver o risco que é ser mãe...
Tudo é cirurgia, mas ela aceita com alegria.
O filho que vai nascer...

Obrigado é muito pouco, presente não é tudo.
Mas, o reconhecimento, isso! Sim, é pra valer...
Meus sinceros agradecimentos por este momento.
Maio, mês referente às mães, embora é bom lembrar...

Dia das mães, que alegria é todo dia.