sexta-feira, 31 de março de 2017

Tratamento contra o fumo é oferecido gratuitamente em UBS FULGÊNCIO COSMO DA SILVA no bairro da Subestação em Paraibano.

Atendimento consiste na mudança de comportamento do fumante e suporte medicamentoso

 Parar de fumar não é uma simples questão de força de vontade. O cigarro causa dependência química e quem decide por abandonar o vício passa por grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, devido a crises de abstinência. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema.
           No panteão das drogas, o cigarro está próximo da heroína e do crack, com um potencial de dependência de mais de 50% - metade das pessoas que experimentam fumar fica dependente. Isso porque a nicotina tem um efeito rápido: depois de aceso, leva poucos segundos para chegar ao cérebro e alterar o Sistema Nervoso Central; e passa rápido – em menos de duas horas passa o efeito estimulante. 
A boa notícia é que a UBS Fulgêncio Cosmo da Silva  no Bairro Subestação  oferece tratamento  para qualquer cidadão que queira parar de fumar.
 “Estamos preparados para receber, informar e atender qualquer pessoa que busca tratamento. Estamos de portas sempre abertas”, afirma a Secretaria Municipal de Saúde Bethânia Camargo.
Espera-se 90% largam o cigarro após o tratamento. 
O tratamento oferecido pela rede pública é orientado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e é baseado em terapia cognitiva/comportamental, ou seja, é orientado para a mudança do comportamento do fumante. O suporte medicamentoso é composto por adesivo e bupropiona, é um aliado importante, pois ajuda a amenizar os efeitos da abstinência. 
Na UBS Fulgêncio Cosmo da Silva , os números comprovam a dificuldade em formar o grupo de tratamento. “ Na minha Micro Área existe grande quantidade de fumantes, mas após serem visitados rejeitam o tratamento” diz Gisele Alves Cunha Agente Comunitária de Saúde no bairro. 
“Observando pessoas vindo buscar atendimento mesmo que não seja da área da subestação já é uma mudança de comportamento na nossa sociedade. A pessoa se decidiu, tomou a iniciativa e assim faz o tratamento da forma correta”, explica Marivan outra Agente Comunitária da área do Bairro da Subestação.
              A mudança de comportamento precisa ser mantida em longo prazo, pois o vício do cigarro está permeado de “gatilhos”, situações que lembram o ato de fumar. Muitas pessoas associam o cigarro ao café, ao fim das refeições, ao coquetel no fim do dia. Para algumas pessoas, o hábito é tão antigo que os “gatilhos” nem podem mais ser identificados deixou bem claro Francisca Nolêto Psicóloga que acompanha o grupo.
               Os motivos que levam as pessoas a procurar ajuda para parar de fumar são variados, entre eles estão a preocupação com a saúde, influência ou pressão familiar e de amigos e também dinheiro – já que hoje, uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia gasta, em média, mais de R$ 200,00 ao mês.
Geana Pereira da Silva, fumante há 15 anos relatou ao blog que gosta de estar em companhia das pessoas do grupo onde troca experiências , relatos e resolveu  procurar ajuda porque te grande vontade de parar de fumar e não consegue , tem vergonha de fumar em público pois as leis estão proibindo cada vez mais o espaço da pessoa fumante e tem muito medo das doenças que o uso do cigarro ocasiona.
           O percentual de fumantes de 18 anos ou mais no país era de 34,8%, segundo o INCA. Já em 2013, de acordo com pesquisa mais recente para essa mesma faixa etária em áreas urbanas e rurais, este número caiu para 14,7%. Essa diminuição do número de fumantes se deve às políticas públicas de restrição do tabaco.
“O Brasil foi um dos primeiros países a aderir à solicitação da Organização das Nações Unidas, ONU, na criação de uma política antitabaco. Acabou com a propaganda de cigarros, que tinha uma linguagem moderna e atraente e era responsável por trazer jovens fumantes ao vício e proibiu o cigarro em locais fechados.
Estamos na contramão nessa questão - enquanto vemos o número de fumantes  diminuírem ano a ano, em países da Europa, por exemplo, o número de fumantes vem aumentando no Brasil”, explica Sandro Rogério Enfermeiro da UBS em palestra ao grupo.




 





segunda-feira, 27 de março de 2017

Trabalhador braçal recebe homenagem na UBS Francisco Dias Carvalho no Bairro Marajá

Equipe da UBS Marajá  com os homenageados 

              Para homenagear os trabalhadores braçais que concluíram a limpeza da UBS Francisco Dias de Carvalho no Bairro Marajá, os funcionários da mesma, realizaram nesta terça-feira 21 de março, uma singela homenagem a equipe de trabalhadores braçais que deixaram a UBS  limpa e pronta para receber os usuários. . A homenagem foi provavelmente a mais importante que esses trabalhadores ja tiveram pois é uma classe que não é tão vista e são os que mais se esforçam para a conclusão de muitos serviços . 
Os Trabalhadores agradeceram, se emocionaram pois houve um tempo em que a força braçal era um dos principais alicerces da produção. Com a mecanização, as pessoas foram perdendo espaço nesse tipo de atividade e o trabalho braçal foi ficando cada vez menos utilizado e, conseqüentemente, menos valorizado. Ele, porém, permanece vivo e muito presente em serviços que ainda não podem ser extintos ou desenvolvidos por máquinas. Não são, por isso, menos importantes e merecem serem lembrados na opinião da Enfermeira Jacyslane.
"Vamos humanizar e tratar com dignidade estas pessoas que com suas  mãos nos proporcionam essa sensação de limpeza no psf, e limpeza é saúde..., diz Lândia Técnica em Enfermagem que trabalha no PSF. 
A Enfermeira Jacyslane  explicou que essa homenagem tem o objetivo de "fazer o povo lembrar um pouco dessas pessoas que muitas vezes passam despercebidas e fazem um trabalho tão importante para a sociedade". Os "Trabalhadores Braçais", a seu ver, são essenciais para a cidade. "A gente precisa do trabalho desse pessoal e muitas vezes a sociedade deixa eles à margem", lamenta.
Jacyslane contou ao blog da saúde que a idéia do projeto surgiu em conversa com os funcionários da UBS que gostaram muito do trabalho realizado por essa equipe de trabalhadores  ". A  enfermeira ressalta  que desde os primórdios do homem existe o trabalhador e a força braçal. 

quinta-feira, 16 de março de 2017

MULTIRÃO DO GLAUCOMA



Nesta sexta-feira, dia 10/03/2017, foi realizada na UBS Antonio Diniz Barros, bairro na Vila Leão, Na Campanha de diagnóstico e tratamento do Glaucoma (Lesão no nervo ocular que pode causar cegueira), foram realizados diversos exames, diagnósticos e distribuição de colírios e medicamentos para controle da pressão ocular.
O Mutirão foi um sucesso, pois foi atendido cerca de 100 pacientes, um número bem significativo. Contamos com a organização da Secretaria Municipal de Saúde e teve participação da Assessora da Secretária de Saúde Maria Eunice, apoio, de Thayane também da Secretaria de Saúde, Patrícia e Carlúcia do NASF, e contando sempre com o total apoio da Prefeitura Municipal de Paraibano na Administração UM NOVO GOVERNO,TRABALHANDO  PARA O POVO! E do Prefeito Zé Helio que compareceu ao local para prestigiar mais uma ação da Secretária Municipal de Saúde esteve prestigiando o evento. 
Estatísticas
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é responsável por 10% dos casos de cegueira. A doença é ocasionada pelo dano no nervo óptico devido ao aumento da pressão nos olhos. Estima-se que entre 2% e 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.
Na maioria dos casos, o glaucoma atinge os dois olhos e é a herança genética que influencia no aparecimento da enfermidade. As pessoas com mais de 50 anos, com histórico familiar da doença, afrodescendentes e pacientes com pressão do olho elevada devem se submeter a um exame oftalmológico para verificar a existência do glaucoma. Porém, a doença não é exclusiva de pessoas acima desta idade. “Há outros fatores que podem ocasionar o glaucoma. Existem casos em que bebês já nascem com a doença, é o chamado glaucoma congênito, que é resultado de uma má formação que, se não diagnosticada em tempo hábil, pode levar à cegueira irreversível. A criança precisa fazer o teste do olhinho para detectar esse tipo de glaucoma. E tem também o glaucoma secundário, em que geralmente um trauma ocular ou processos inflamatórios e, ainda, o uso desnecessário de colírios de corticoide podem ocasionar a doença”, comentou o médico. O tratamento mais comum é feito com colírios que controlam a pressão intraocular, mas há casos em que é necessário procedimento cirúrgico.
“A realização de atividades como o Mutirão do Glaucoma é importante para ampliar o acesso de centenas de pessoas ao diagnóstico preciso e tratamento da doença. E, muitas das vezes, acabamos identificando outras doenças como a catarata, que é muito comum, e possibilitando o encaminhamento desses pacientes a um tratamento eficiente”, finalizou a Secretaria de Saúde Bethânia Camargo.
 



quarta-feira, 15 de março de 2017

FOLIA DE CARNAVAL E PREVENÇÃO / BARRACA DA SECRETARIA DE SAÚDE NO CARNAVAL 2017


         A Secretaria Municipal de Saúde marcou presença em todas as noites de animação no CARNAVAL 2017 em Paraibano na Praça Sergio Coelho ponto central da animação , barraca animada onde foram entregue preservativos, informativos de campanhas preventiva  e teve muita animação; passaram por lá para prestigiar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde GERALDA ALVES - Presidente do SIMPROESEMA ,O Prefeito JOSÉ HÉLIO  e seu irmão ALMIRAN, CÁIO MARTINS Secretário Adjunto da Secretaria de Juventude, Doutora FRANCILÉIA, ROSA - Tec. de Enfermagem do Hospital Pedro Neiva de Santana, CIBELY - Enfermeira  dentre outros animados foliões que curtiram um carnaval com muita segurança, animação e prevenção.

URGENTE CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM PARAIBANO




segunda-feira, 13 de março de 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE HOMENAGEIA AS MULHERES DE PARAIBANO



Um dia com de muita descontração, palestras com dicas de saúde e prevenção da mulher, assim foi o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher realizado pela SECRETARIA MUNICIPAL DE PARAIBANO e o NASF realizado no dia 08 de Março (quarta-feira) na Sede do NASF localizado na Rua Santa Luzia n.375 no Centro de Paraibano que atendeu mais de 50 mulheres. A secretária da pasta Bethânia Camargo, destacou a participação expressiva da população feminina no evento, evidenciando que saúde não é só consulta médica. “Nós estamos proporcionando algo diferente, oportunizando o acesso a informações diferenciadas para que elas possam difundir na família”, frisou Bethânia.
A secretária Bethânia Camargo enfatizou ainda que muitas mulheres cuidam e sustentam a família e merecem este momento diferenciado de palestra, informação e valorização. “Sabemos que a mulher hoje é a que mais se cuida, é a que mais procura ajuda , é a que vai ao posto de saúde para ser consultada e leva os filhos e o marido e num dia como este é importante estarmos reforçando as informações para que elas fiquem sempre atualizadas”, destacou Bethânia.
Doutor Severino contribuindo para a grandiosidade do evento 
  A  Enfermeira Thamires  Cardoso Coelho, que contribuiu para o sucesso do evento disse que foi um momento de cultura e de conhecimento e que as informações repassadas às mulheres foram de grande valia para que elas posam usar no dia a dia. “O Dia da Mulher deve ser comemorado todos os dias e nós estamos felizes por poder oportunizar mais uma vez, estes momentos de integração, informação e divertimento para as mulheres de nosso Município”.
Dentro das comemorações ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER foi oferecido um café da manhã oferecido pelos Diretores do Hospital Dr. Pedro Neiva de Santana onde Rosilene Guerra, Adão Ribeiro e Doutor Severino a todas as servidoras do Hospital onde parabenizaram a todas que no momento estavam representando todas mulheres, a Enfermeira Lucimar deu as boas vindas a todas e falou sobre a importância de ser mulher, finalizando o elogiado evento com uma oração feita por Denya Sá.

                   As coletas do preventivo feito pela Enfermeira e Coordenadora da Imunização Jacyslany Carvalho   frisou a importância do exame anual e da vacina ofertada pelo SUS.
As medidas de prevenção são simples. Toda mulher com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos deve fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolau, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.
Além do exame preventivo anual, hoje já é possível prevenir a infecção pelos principais tipos de HPV associados ao câncer de colo uterino através da vacina contra o HPV. Essa vacina está disponível nos Postos de Saúde gratuitamente para meninas de 9 a 13 anos e para meninos de 12 a 13 devem ser tomadas as 2 doses para uma maior eficácia. Apesar de ser mais eficaz quando administrada em meninas antes do início da vida sexual, mulheres mais velhas também podem se beneficiar do uso da vacina. Além disso, mesmo as mulheres que foram vacinadas devem continuar realizando o exame preventivo quando atingirem a idade recomendada.
Foi oferecido para as mulheres que prestigiaram a comemoração, aferição de P.A , Teste de Glicemia, , Cálculo de M.C com a Educadora Física, Consultas com a Nutricionista, Vacinação, Retirada de Cartão SUS, Exame de preventivo ( papa- Nicolau), palestras sobre prevenção de Câncer no colo do Útero aproveitando para as dar o ponta pé inicial das ações do MARÇO LILÁS que durante todo o mês serão realizadas atividades dentro e fora da Secretaria Municipal de Saúde a fim de alertar sobre a prevenção de um câncer que ainda acomete muitas mulheres no Estado. A medidas de prevenção são simples. Toda mulher com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos deve fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolau, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.  
 No Maranhão e na região Norte, o câncer de colo uterino ocupa o primeiro lugar nas causas de câncer e de morte por câncer entre as mulheres, estando à frente, inclusive, do câncer de mama. Apesar desses dados desoladores, esse é um dos cânceres com maior potencial de prevenção, pois está associado à infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), uma infecção que pode ser evitada, acompanhada e tratada ainda em fases iniciais. A prevenção é a melhor forma de combater esse câncer: “As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade da prevenção com a vacina contra o HPV além da realização de exames periódicos a fim de diagnosticar precocemente a doença”, essa é a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde, Prefeito José Hélio e da Administração UM NOVO GOVERNO,TRABALHANDO PARA O POVO .